Como solicito meu Cartão do Trabalhador Desempregado?

Perder o emprego não é fácil, mas queremos ajudar você a se reerguer o mais rápido possível! O Cartão do Trabalhador Desempregado é uma forma de auxiliar no seu deslocamento para entrevistas e novos desafios profissionais. Este benefício poderá ser utilizado na CPTM e no Metrô. Estamos na torcida por você! 🙏🏼

 

📢 Lembrete! Para solicitar, você precisa estar sem trabalho registrado há mais de 30 dias e menos de 180 dias.

 

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Para garantir que seu Cartão do Trabalhador Desempregado seja aprovado, é essencial que você envie todos os documentos corretos (Foto do RG e CPF, Rescisão Contratual, Extrato de Contribuição CNIS atualizado) no formulário. Se algum documento estiver errado, incompleto ou faltando, sua solicitação será recusada automaticamente.

 

✅ Antes de enviar, confira se está tudo certo! Isso evita atrasos e garante que seu benefício seja aprovado sem problemas. 😉

 

📋 Passo a passo para solicitar o seu Cartão do Trabalhador Desempregado
  1. Antes de preencher o formulário e anexar os arquivos, você vai precisar dos seguintes documentos:

    • RG ou outro documento oficial com foto;

    • CPF;

    • Rescisão do contrato de trabalho ou ATA judicial (referente ao último emprego);

    • Carteira de Trabalho;

    • Extrato de Contribuição (CNIS) atualizado.

    Para baixar seu Extrato de Contribuição (CNIS), acesse o site Gov.br e, na barra de pesquisa, digite “Extrato de Contribuição CNIS”. Faça o login e em seguida baixe o documento de comprovação, que é o primeiro que aparece: “Vínculos e Contribuições”.
  2. Anexe os documentos. Quando você for realizar o preenchimento do formulário, basta fazer o upload das imagens ou arquivos dos documentos solicitados. Certifique-se de que eles estejam legíveis para evitar atrasos na sua análise;
  3. Envie a sua solicitação. Depois de preencher tudo e anexar os documentos, clique em Enviar;
  4. Fique atento! Será realizado contato via telefone e/ou e-mail cadastrado, para informar a devolutiva da sua solicitação;
  5. Com tudo em mãos, clique aqui para acessar o formulário e preenchê-lo.
💡 Como saber se seu formulário foi enviado?

Depois de preencher tudo e clicar para enviar, o formulário ficará em branco novamente. Isso significa que sua solicitação foi enviada com sucesso! ✅

 

Se todas as informações foram preenchidas corretamente e você informou seu e-mail no formulário, fique de olho na sua caixa de entrada! Em alguns minutos, você receberá um e-mail de confirmação. Caso não encontre, lembre-se de checar a pasta de spam. 📩

 

Se algum campo obrigatório não tiver sido preenchido ou precisar de ajuste, o sistema mostrará um aviso em vermelho. Nesse caso, é só conferir e corrigir as informações antes de tentar enviar de novo.

🌐 Como criar uma conta no GOV.br e acessar o Extrato de Contribuição CNIS

Quer consultar seu extrato de contribuição (CNIS) e acompanhar sua situação previdenciária? Primeiro, você precisa criar uma conta no site GOV.br. Vamos lá! 🚀

 

    1. Acesse o site GOV.br: https://www.gov.br/pt-br.
    2. Clique em "Entrar" e depois em "Crie sua conta" 🖱️. Na página inicial, vá até o botão "Entrar" no canto superior direito e selecione "Crie sua conta".
    3. Escolha como criar sua conta 🛠️:

      • CPF e dados pessoais;

      • Internet banking (disponível para alguns bancos);

      • Certificado digital ou biometria facial.

    4. Preencha as informações e siga as instruções ✍️. Depois de escolher o método, preencha os dados solicitados e siga o passo a passo. É bem rápido!
    5. Pronto! Sua conta está criada! 🎉 Agora, é só acessar o GOV.br, procurar por "Extrato CNIS" e visualizar suas contribuições.

 

Ainda com dúvidas? Acompanhe o passo a passo:

 

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Dica importante: Anote sua senha em um lugar seguro para não esquecer! 🔐

📄 Como baixar o extrato de contribuição (CNIS) no Meu INSS

Baixar o arquivo de Vínculos e Contribuções é rápido e fácil. Confira o passo a passo abaixo:

 

    1. Acesse o site do Meu INSS (meu.inss.gov.br) e clique em "Entrar com gov.br".
    2. Faça login com sua conta Gov.br. Se não tiver uma conta, crie uma seguindo as instruções na tela.
    3. No menu principal, clique em "Extrato de Contribuição (CNIS)".
    4. Clique em "Baixar documento".
    5. Selecione a opção "Vínculos e Contribuições".
    6. Pronto! O arquivo será salvo no seu dispositivo e estará pronto para ser anexado ao seu formulário. ✨

 

Ainda com dúvidas? Acompanhe o passo a passo:

 

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Dica importante: Anote sua senha em um lugar seguro para não esquecer! 🔐

 

⚠️ Informações adicionais

Fique atento, pois nosso time irá entrar em contato através do e-mail cadastrado no formulário ou pelo telefone 3888-2200 para mantê-lo atualizado.

 

Nossa equipe analisará seus dados em até 3 dias úteis. Após a análise, caso o benefício seja aprovado, seu Cartão do Trabalhador Desempregado será enviado para o endereço cadastrado e chegará em até 6 dias úteis. Lembre-se de que é necessário ter alguém no endereço informado ao longo desses dias para receber o cartão.

 

⚠️ O uso do benefício é exclusivo para a CPTM e o Metrô. 🚋

🚨Precisa de ajuda para preencher o formulário?

Para auxiliá-lo no preenchimento do formulário, oferecemos atendimento pessoal mediante agendamento através do telefone gratuito 0800 055 0121. Nossa equipe analisará seus dados em até 3 dias úteis.Após a análise, caso o benefício seja aprovado, seu Cartão do Trabalhador Desempregado será enviado para o endereço cadastrado e chegará em até 6 dias úteis.

 

Lembre-se de que é necessário ter alguém no endereço informado ao longo desses dias para receber o cartão.

Alguma dúvida? Se precisar de ajuda durante o processo, conte com a gente! É só acessar a nossa Central de Ajuda ou falar com o nosso atendimento, através do número 3888-2200.

 

Estamos aqui para você! 😊 Boa sorte na sua jornada de recolocação profissional. Você consegue! 🌟

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